Header Ads

Booking.com

A flor de lotus de Wujin, China

Florescendo sobre um lago artificial no centro de Wujin, na China, este é o "Edifício Lotus", projetado e construído pela empresa de arquitetura australiana Studio 505. O belo edifício tem o seu nome e forma da flor de lótus, e mostra os três estágios da flor: o broto jovem, a plena flor madura até a flor aberta com uma semente dentro dela. O prédio abriga departamentos da agência de planejamento da cidade, tornando-a uma das mais belas instituições governamentais.


O  edifício é uma adição a uma instalação municipal subterrânea de dois andares já existente, situada sob o lago artificial, e abriga partes do gabinete de planejamento, bem como novas salas de exposições, salas de reuniões e centros de conferências. Os visitantes entram de baixo em um espaço abobadado, como um interior de uma catedral, onde uma combinação de cor e luz cria uma atmosfera brilhante. As "pétalas" externas da estrutura são feitas com hastes coloridas que emulam a aparência da estrutura da flor. A beleza do edifício é ainda reforçada pela iluminação durante a noite.


O edifício também foi projetado para minimizar o uso de energia, através de mais de 2500 pilhas geotérmicas conduzidas através da base do lago artificial. Toda a massa de água e terra do lago abaixo é utilizada para pré-arrefecer durante o verão e pré-aquecer durante o inverno os sistemas de ar condicionado que se encontram abaixo do lago. O projeto também é ventilado naturalmente e utiliza o resfriamento evaporativo da superfície do lago para conduzir uma chaminé térmica dentro do saguão principal da flor.

Desde a sua conclusão em 2013, o Lotus Center e People's Park tornou-se um dos marcos mais populares em Wujin.







Fotos: Reprodução.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.