Quem disse que cachoeira precisa ser alta para ser grande? Com apenas 2 metros de altura, a Venta Rapid em Kuldīga, Letônia, é uma das cachoeiras mais baixas do mundo. Mas sua baixa altura é compensada pela sua impressionante largura. No seu período de maior largura, que acontece durante as inundações da primavera, Ventas Rapid chega a ter até 270 metros de largura, que fazem com que ela seja a cachoeira a mais larga da Europa. E se engana que a cachoeira se transforma apenas pelas inundações. Mesmo durante o verão, quando há menos água, as quedas têm cerca de 250 metros de largura.
Como resultado da erosão das rochas da base, a cachoeira está recuando lentamente, e como o fluxo na parte central é mais poderoso, a parte do meio recuou mais do que os lados da cachoeira, criando essa curva que deixa a cachoeira com um visual lindo.
No período medieval, a Venta Rapid era um obstáculo para a rota de navegação nacional. Assim, em meados do século 17 a construção de um desvio em torno das quedas foi iniciado, mas as obras foram abandonadas e o caminho ficou inviável para navegação.
Durante a primavera e o outono, quando o nível da água sobe e as paredes se tornam mais baixas, os peixes que desovam subindo o rio tentam passar a cachoeira saltando pelo ar. Os pescadores locais usam esta oportunidade para pegar peixes colocando cestos ao longo do comprimento das cachoeiras.
Abaixo das quedas encontra-se a histórica ponte de tijolo e a pitoresca cidade de Kuldiga.
Você conhece alguma cachoeira parecida com esta? Deixe nos comentários!
Nos siga no
Facebook e não perca nenhuma atualização!
Nenhum comentário: